24 fevereiro 2006

Aprendizado por Competência

É o processo de ensino que envolve uma pedagogia diferenciada na qual estão inseridos aspectos relevantes como as necessidades e as diversidades da região e da comunidade onde o aluno se encontra. Por esse tipo de aprendizagem, o aluno aprende fazer pesquisas individuais ou coletivas, trabalhar em grupo, fazer reflexões, promover discussões e, finalmente, formular decisões que podem ser individuais ou coletivas.
Na aprendizagem por competência o aluno tem oportunidade de desenvolver as habilidades que são requeridas para a execução de tarefas seletivas e que estão em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho loco-regional. Na elaboração da grade curricular, leva-se em consideração as tendências e necessidade do mercado local. Assim, é definido o perfil do profissional que se deseja formar, e, espera-se que ao sair da escola, o aluno possa atender as necessidades e as exigências do mercado.
O sucesso desse tipo de aprendizagem está na coerência entre as estratégias de ensino e o objetivo a ser alcançado. É necessário integrar teoria e prática. Por isso, o processo deve ser continuamente avaliado através de indicadores, e as metodologias aplicadas devem guardar simetrias com as tendências do mercado de trabalho.
Prof. Celso da Cunha Bastos

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