24 fevereiro 2006

Metodologias Ativas

Metodologias ativas são processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema. É o processo de ensino em que a aprendizagem depende do próprio aluno. O professor atua como facilitador ou orientador para que o estudante faça pesquisas, reflita e decida por ele mesmo, o que fazer para atingir um objetivo.
É um processo que estimula a auto aprendizagem e facilita a educação continuada porque desperta a curiosidade do aluno e, ao mesmo tempo, oferece meios para que possa desenvolver capacidade de análise de situações com ênfase nas condições loco-regionais e apresentar soluções em consonância com o perfil psicosocial da comunidade na qual está inserido.
Prof. Celso da Cunha Bastos

Um comentário:

Guttiere Martins disse...

Acredito que a internet e sites de ensino e informação médica como esse, participam do método das "Metodologias Ativas", embora transcenda o loco-regional...já que universaliza o acesso, o que expande o conhecimento, porque permite encontrar "pontos em comum" entre regiões distantes...permite, por exemplo, que um estudante de outra Universidade tenha acesso ao conhecimento gerado e/ou discutido em outra...ampliando seus horizontes.